domingo, 23 de novembro de 2008

Cistite Aguda

A cistite aguda é definida pela infecção que compromete a bexiga do sistema urinário, tendo baixa incidência entre as gestantes. Os principais sintomas são a difícil e dolorosa micção, o esforço ineficaz e dolorido ao urinar, desconforto suprapúbico ( região acima do púbis), urina de odor desagradável, presença de eritrócitos ( células vermelhas do sangue) na urina e micção mais freqüente que a cada 3 horas. A cistite aguda pode ter causa bacteriana, viral, fúngica, imune ( alérgica ) e radioterápica. A gravidez também é uma das causas em função da compressão do feto sobre a bexiga, impedindo o total esvaziamento desta que conseqüentemente levará a infecção. A cistite pode evoluir e ir para os rins, causando uma pielonefrite, infecção que pode resultar na extração do órgão. O tratamento médico deverá ser iniciado o quanto antes ao se diagnosticar a cistite.


Indicamos alguns métodos de prevenção:

  • Beba muito líquido- isso ajudará a eliminação de bactérias através da micção, já que haverá uma maior formação de urina.
  • Atenção com a sua higiene pessoal- ao se limpar, passe o papel higiênico sempre da frente para trás evitando assim, que bactérias intestinais das fezes possam penetrem na vagina ou na uretra.
  • No banho, utilize o tradicional “chuveirinho”- ele irá ajudar a fazer uma melhor higiene da região genital.
  • Procure urinar após uma relação sexual- assim você favorecerá a eliminação de bactérias que tenham penetrado na uretra e na bexiga durante o ato sexual.

Por Bianca Moraes

Nenhum comentário: